A Caipirinha do Brasil para o mundo

Assim como uma comida pode identificar um país, uma bebida também pode. É o caso do Vinho Porto, produzido na região da cidade do Porto, em Portugal, a Cuba Libre, que foi criada em Cuba, o drink Manhattan, em alusão à cidade de Nova York e a conhecida Caipirinha do Brasil.

De origem paulista a sua história tem várias facetas, pois todos querem alegar que a bebida surgiu na sua região. O certo, pelo menos nisso os historiadores não discordam, é que nasceu no estado de São Paulo. Há versão de que já em 1918 ela foi criada numa fórmula com alho, limão e mel, acrescida da cachaça, para curar os acometidos pela gripe espanhola. Outros historiadores defendem que foi criada por fazendeiros latifundiários de Piracicaba ainda no século XIX.

Foto: www.receitadecaipirinha.com.br

Outros historiadores baseiam a sua convicção de que foi criada na década de 1950, com a chegada dos refrigeradores, o que propiciou a maior oferta de gelo, permitindo que o drink fosse criado na sua verdadeira composição com limão Tahiti, açúcar, cachaça e gelo. E dizem mais, afirmam que foi criada na cidade de Santos, litoral do estado, porque nessa cidade surgiu o primeiro engenho de cana-de-açúcar do Brasil, no Morro Nova Cintra. A cachaça feita nesse engenho não era boa para a Caipirinha então usavam cachaças vindo do interior do estado, e como quem é do interior é caipira, surgiu o nome da bebida.

No livro A Terra da Caipirinha, há a história de um universitário de Santos que foi para Piracicaba, por volta do ano de 1975, e ao chegar lá pediu uma Caipirinha, coisa que ofendeu os locais, pois pensaram que estava se referindo às meninas da cidade. O jovem teve que se explicar e aí serviram uma batida de limão e ele teve que mostrar como se fazia a verdadeira Caipirinha.

Na  Amo Berloque há uma vasta Coleção Gourmet para apreciadores do tema e uma bem brasileira é o berloque Caipirinha.

 

 

Texto escrito por: Carlos Magalhães –  jornalista, autor do livro “Marchinhas com Amor” e que por oito anos apresentou o programa de TV “Boca a Boca”.

Contato: magajornalista@yahoo.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *